Fundado a 1 de Março de 1923

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Toda uma vida....

O futebol, com as suas competentes regras, invenção Inglesa que revolucionou a prática e o espectáculo desportivo, chegou a Portugal, nos princípios do século XX.
Em 1914, foi criada a União Portuguesa de Futebol substituída em 1926 pela Federação Portuguesa de Futebol.

A implantação do futebol em Odemira, está ligada a uma família Inglesa, que na década de 1920 era proprietária de uma fábrica de cortiça que detinha uma grande parte da mão-de-obra existente na região.

Nesta época em que os Odemirenses gozavam de algum desafogo económico, fundou-se no dia 1 de Março de 1923 o Sport Clube Odemirense.

Em Fevereiro desse ano é registado nas contas do Clube o valor de 10$00, soma correspondente ao valor da entrada de sócios designados fundadores do Clube.

A lista ultrapassa 50 nomes, sendo encabeçada por Abel Falcão Ribeiro, Albino Simões Dinis, António Alves de Carvalho, António Augusto Almeida e António Dimas.

Os primeiros documentos do Clube começam a ser assinados por Fortunato dos Santos Silva , em representação da Direcção, entretanto eram aprovados os Estatutos da Colectividade.

Nas primeiras duas décadas de existência, o Clube desenvolveu essencialmente actividades lúdicas e recreativas e menos desportivas.

No ano de 1953 é criada a Comissão Desportiva, constituída por António Veloso, Daniel Coelho Camacho, João Vitorino, Carlos Costa, Raul Barros e José Teresinha.

No ano de 1957 intensificam-se as actividades e filia-se o Clube na Associação de Futebol de Beja.

Decide-se adquirir um novo equipamento de futebol com as seguintes condições: calção branco, camisola verde com faixa na diagonal a partir do ombro esquerdo e um emblema do Clube, bordado sobre a referida faixa branca, meias pretas com canhão verde e branco.

Surgem então, diversos êxitos desportivos, nos desafios de futebol e nas provas de ciclismo.

O futebol começa a conquistar os Odemirenses e, em 1958 disputa o 1º Torneio Concelhio, terminando o SCO na 3º posição.

O ciclismo continua a ser uma modalidade bastante acarinhada pelos Odemirenses. A 7 de Setembro o Clube participa numa corrida de bicicletas, com partida e chegada em Odemira, passando por S. Teotónio e S. Luís, participando 5 ciclistas. Armindo Soares foi o melhor classificado obtendo o 3º lugar.

No 2º  Torneio Concelhio de Futebol, organizado em conjunto com a Câmara Municipal de Odemira, o SCO conquistou o 2º lugar mas, ao contrário dos seus adversários, jogou sempre com o mesmo grupo de jogadores, apenas a prata da casa.
 
Num dia de Maio chuvoso , do ano de 1960, o SCO defrontou-se com as velhas guardas do Sporting Clube de Portugal, preparou-se para o efeito e, foi buscar o guarda redes do Portimonense, os internacionais Cabrita e Caldeira e, ainda, José António do Esperança de Lagos. O Odemirense ganhou a partida por 5 a 2.

Seguiu-se outro encontro particular, desta vez contra o Benfica, que trouxe a Odemira uma equipa bem mais nova que venceu o Odemirense por 3-2.

Na época de 1962/1963 o Odemirense conquista brilhantemente o seu 1º título oficial, o Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Beja.

Foi num ambiente de alguma instabilidade financeira , que o Clube conquista o 2º título de Futebol, na época de 73/74, sagrando-se campeão da 1ª Divisão Distrital e por conseguinte subiu ao Nacional da 3ª Divisão onde permaneceu por duas épocas desportivas, 74/75 e 75/76.

Nesta época os prémios de jogo variavam consoante os resultados, 400$00 nas vitórias fora de casa, em casa 200$00, empates fora 200$00 em casa 100$00.

Surge nesta altura, a secção de tiro, uma iniciativa de Manuel Guerreiro Cortes  e Guilherme Aurélio Rebocho que também aparecia ligado a esta Comissão.

O Odemirense, sagra-se campeão Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Beja, na época de 77/78. Conseguindo a dobradinha vencendo a taça Distrital.

Na temporada seguinte esteve de novo entre os Clubes do Nacional onde não se aguentou mais de uma temporada.

Surge então, nesta altura, a secção de pesca do Clube, dirigida por Manuel Pedro, José Correia, José Nicolau e pelo Dr Bernardino.

Na década de 80 é-lhe atribuída a condição de Colectividade de Utilidade Pública.

Dezassete anos depois a equipa voltou a marcar presença no Nacional, foi na época desportiva de 95/96, que a formação treinada por Francisco Fernandes voltou a integar a série F do Campeonato da 3ª Divisão.

Os resultados desportivos não foram os melhores, caindo a equipa para a 2ª Divisão Distrital, em consequência de uma fase do Clube de alguma indefinição.

Neste Campeonato o Odemirense venceu todos os jogos da sua série e conseguiu subir à I Divisão Distrital.

O futebol é, sem dúvida, a actividade mais desenvolvida no Clube tendo, actualmente, todos os escalões de formação em competição.

Tem uma equipa de futebol feminino que, embora não participe em nenhuma competição oficial, participa com frequência, em encontros particulares e vários torneios.

Os resultados obtidos nas últimas épocas, têm sido favoráveis ao Odemirense, tendo conquistado os seguintes títulos:

-  Época de 2004/2005  Campeão Distrital de escolas;

-  Época de 2005/2006  Campeão Distrital de Juvenis;

-  Época de 2006/2007 Campeão Distrital de Infantis e participação no Nacional de Juvenis;

-  Época de 2007/2008 Campeão Distrital de Juvenis e 2º classificado na Taça de Juniores;

-  Época de 2008/2009 Campeão Distrital de Iniciados e Vencedor da Taça de Juniores; 2º lugar no Campeonato Distrital de Juniores e 3º lugar no Campeonato Distrital de Escolas.

- Época 2009/2010 Campeão Distrital de Seniores e Finalista da Taça do Distrito; 8º Lugar no Campeonato Nacional de Iniciados;

Na época de 20010/2011 a equipa de seniores irá participar no Campeonato Nacional da 3ª Divisão Série F e a equipa de iniciados irá participar no Campeonato Nacional série F, defrontando, entre outros, os históricos Vitória de Setúbal e Olhanense.

O actual Presidente do Sport Clube Odemirense é o senhor António Cópio.

O Sport Clube Odemirense tem a sua sede na rua Fortunato Simões dos Santos nº 12, 7630-164 Odemira.
tel/fax:283322338

1 comentário:

Anónimo disse...

E A REMUNERAÇAO MEWNSAL ERA DE 600 ESCUDOS. BELOS TEMPOS EM QUE TODA AVILA E ARREDORES IA AO FUTEBOL. OUTROS TEMPOS!!!!