Fundado a 1 de Março de 1923

segunda-feira, 5 de março de 2012

No balneário com...

Estivemos à conversa com Alexandra Guerreiro, uma das capitãs do Plantel Feminino, fazendo parte também da actual direcção do Sport Clube Odemirense que conta com 4 elementos femininos nos seus órgãos sociais, o tema foi, como não podia deixar de ser, o "Futebol Feminino" em Odemira e no distrito de Beja:

José Costa: Alexandra, esta é a segunda época em que o futebol feminino é oficialmente praticado pelo SC Odemirense, nota-se uma grande evolução em relação à época passada, concorda comigo?

Alexandra: Sim concordo, porque a equipa está mais experiente, tem melhorado muito ofensivamente e defensivamente e porque a união, a entreajuda e a amizade são uma constante em cada momento que estamos juntas.

José Costa: Na sua opinião a que se deve esta melhoria tão significativa?

Alexandra: A meu ver deve-se ao aumento de tempo de prática federada e à competitividade que tal acarreta, à regularidade de treinos e ao grande espírito de equipa que existe no plantel feminino do SC Odemirense.

José Costa: Quando e como iniciou a prática da modalidade?

Alexandra: Comecei a jogar futebol na escola básica de SãoTeotónio, no desporto escolar por volta dos 11 anos e apesar de não existir campeonato fiz alguns torneios pelo G.D.Renascente, até que fui convidada a participar num torneio pelo SC Odemirense, e nunca mais me desliguei do clube, apesar de quando frequentei a universidade, ter  representado um clube da Associação de Futebol de Leiria.

José Costa: Acha que existe muito interesse por parte das raparigas da nossa região em praticar a modalidade?

Alexandra: Interesse poderá existir, mas já nos aconteceram alguns casos em que a  limitação nos transportes para e após treino são uma condicionante muito grande à prática do futebol feminino no nosso concelho devido à enorme área que abrange.

José Costa: Seria bom que existissem mais equipas no concelho ou distrito, ou acha que é melhor um campeonato mais reduzido e competitivo do que mais amplo e desigual?

Alexandra: Como o futebol feminino no distrito se encontra na sua génese e numa perspectiva de formação, acho melhor mais equipas como forma de evolução de todas as jogadoras, pois como o único escalão feminino é sénior e logo as jogadoras mais jovens têm tido menor protagonismo nas equipas.

José Costa: E no nosso distrito, como classifica o nível da modalidade em comparação com outras regiões que tenha conhecimento?

Alexandra: Na minha opinião não é fácil comparar, porque nos outros distritos existe o futsal e futebol de 11, mas de qualquer forma, temos óptimas jogadoras e no futuro penso que chegaremos mais perto do nível já praticado noutros distritos.

José Costa: Na evolução que a equipa tem apresentado, mesmo com alguns resultados adversos, notou-se principalmente que os resultados deixaram de ser tão desnivelados como acontecia na época passada, pensa que será possível num futuro próximo lutar pelos primeiros lugares da tabela?

Alexandra: A nossa equipa irá lutar sempre para ganhar em qualquer jogo, temos evoluído muito nesse sentido como frisou, e como temos um plantel muito jovem não falo nos primeiros lugares mas penso que podemos falar no primeiro que poderá acontecer num futuro bem breve.
 
José Costa: Diga-nos como aconteceu a entrada da equipa em provas oficiais, a modalidade já era praticada mas em jogos e torneios amigáveis, principais dificuldades que tiveram e apoios que têm recebido?

Alexandra: A equipa sempre esteve formada e quando surgiu a possibilidade de disputar o campeonato foi inscrita, e na ausência de jogadoras que representaram o clube desde a origem da equipa por se encontrarem na universidade que nos causou algumas dificuldades, realizamos uma breve pesquisa para angariar mais raparigas com gosto pela modalidade no concelho de Odemira, fomos desde sempre apoiadas pela direcção do clube em todos os aspectos e também pelo Município de Odemira nos transportes para treinos e jogos.

José Costa: Qual é actualmente a melhor equipa do Distrito de Beja?

Alexandra: Na minha opinião penso que seja a equipa do Mineiro Aljustrelense, pois até agora foi a equipa com quem ainda não conseguimos pontuar, que é o nosso objectivo em cada jogo, é a que tem mais pontos  logo a mais regular, mas iremos chegar lá.

José Costa: Como é a vida de um casal em que ambos praticam futebol e logo no mesmo clube, já que a Alexandra e o Zé Maria, avançado do plantel sénior, têm uma relação já há alguns anos, é positivo?

Alexandra: Sim claro, e como representamos o mesmo clube é mais fácil, temos a possibilidade de ver os jogos um do outro e trocamos bastantes ideias da prestação de ambos.

José Costa: Alguma coisa que queira acrescentar?

Alexandra: Gostaria de aqui deixar uma mensagem de apoio a todas as equipas femininas federadas na Associação de Futebol de Beja e também às não federadas, aos seus dirigentes e treinadores, pois com a continuação da dedicação demonstrada por todos nós até ao momento, o futuro do futebol feminino no nosso distrito será risonho.

Obrigado Alexandra e felicidades pessoais e desportivas.

José Costa

1 comentário:

Anónimo disse...

Carrega Odemirense!