Fundado a 1 de Março de 1923

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Crónica José Costa: Juvenis 11/12

Terminou no domingo, dia 22 de Janeiro, a 1ª fase do nacional de juvenis, no qual o SC Odemirense, representante do nosso distrito, conseguiu a manutenção, e para o ano teremos duas equipas a disputar o nacional, ou seja, o SC Odemirense e o futuro campeão distrital da época 2011/2012. Foi digna de realce a prestação da equipa ao longo da prova, pois teve de bater-se com alguns históricos do nosso futebol nacional, tais como Vitória de Setúbal, Barreirense, Estoril, Olhanense, Casa Pia entre outros. Não é normal uma equipa do nosso distrito manter-se no escalões superiores pois quase sempre acontece bilhete de ida e volta, aliás neste escalão ainda não tinha acontecido a manutenção de uma equipa do distrito de Beja e logo em Odemira com um campo de recrutamento muito mais reduzido que a maioria das equipas presentes na série, que ainda dá mais realce ao trabalho desenvolvido pela formação que nos ultimos anos tem desenvolvido e obtido resultados impressionantes. Só na derradeira jornada, apesar da derrota frente ao Amora num pelado impróprio para um campeonato nacional, a manutenção foi alcançada, mercê dos resultados  dos concorrentes directos, que tiveram o azar, em termos de calendário, de  ir jogar com equipas que precisavam pontuar com vista ao apuramento para a 2ª fase.
 
Esta geração de jogadores tem obtido o título distrital, pelo SC Odemirense, em todos os escalões e quase sempre sobre o comando dessa grande referência do nosso futebol distrital, o Eng. Nuno Luz, apenas na época em que foram campeões de iniciados o treinador foi o Sr. Gonçalves.
 
Nesta época que foi atingida a manutenção no nacional do escalão, compunha a equipa técnica, alem do Eng. Nuno Luz, António Oliveira "toy" e Filipe Morais, e a tratar da saúde dos rapazes a Enfª Inês Correia, também ela pela via familiar uma grande referência do SC Odemirense, é irmã do central e sub,capitão do Odemirense,  João Correia e o pai José Manuel Correia,  hoje radicado em Angola,
e que fez parte da saudosa equipa que nos anos 70 disputou a 3ª divisão nacional, curiosamente tal como o filho também defesa central. 

Para completar este apontamento, estive à conversa com o Eng. Nuno Luz que amavelmente se prestou a informar os nossos leitores sobre o campeonato agora terminado e outros assuntos da
formação do SC Odemirense:

A MAIOR PARTE DESTE PLANTEL TEM OBTIDO O TÍTULO EM TODOS OS ESCALÕES,
ACHA POSSÍVEL TAMBÉM O SER NO ESCALÃO SEGUINTE, OU SEJA, JUNIORES?
 
Nuno: Penso ser possível, realmente este grupo de jogadores tem demonstrado ao longo
deste percurso muita qualidade, e quando chegarem ao escalão "Junior" serão de certo
candidatos, este percurso nos nacionais também os ajuda a crescer, mas com todo o respeito
pelas outras boas equipas que sempre aparecem a disputar o titulo.
 
A EQUIPA QUE FOI CAMPEÃ DISTRITAL DE JUVENIS NA ÉPOCA 2005/2006, AO CONTRARIO DESTA NÃO CONSEGUI A MANUTENÇÃO, DEVE-SE Á QUALIDADE DA EQUIPA OU DOS ADVERSÁRIOS? 
 
Nuno: A equipa 2005/06, também tinha qualidade, repare só foi despromovida após um playoff com uma equipa da zona de Lisboa, e de lá saíram jogadores que estão a jogar no escalões de seniores
e só a vida académica os impede de dar mais nas vistas neste momento.
 
PERSPECTIVANDO A PRÓXIMA ÉPOCA, COMO VAI SER? SOBEM MUITOS JOGADORES DE ESCALÃO? HAVERÁ POSSIBILIDADE DE TER UMA EQUIPA COMPETITIVA? 
 
Nuno: Dos 22 jogadores que compõem o plantel deste ano, ficam 12 elementos para a próxima época, a juntar a estes temos alguns bons valores na equipa de iniciados desta época, e com mais um ou outro que possam aparecer, penso ter equipa novamente competitiva, repare 5 titulares deste ano transitam para o ano que vem, é já a base da equipa.
 
FOI DIFICIL, AO CONTRARIO DO QUE É HABITO, NÃO DESCER AO DISTRITAL,QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?
 
Nuno: Foi muito difícil mas com o grupo que tínhamos, estávamos confiantes que íamos conseguir,
sabíamos das suas capacidades, mas não foi fácil fazê-los acreditar que era possível, as principais dificuldades foi gerir o plantel de forma a resolver casos em que havia lacunas em algumas posições no plantel, a juntar a isso, lesões castigos e uma fase da época a jogar ao domingo e a meio da semana, provocou cansaço e foi complicado.
 
COMO FOI POSSÍVEL AO NUNO EM TODOS ESTES ANOS CONCILIAR A VIDA PROFISSIONAL, A VIDA FAMILIAR, A VICE PRESIDÊNCIA DO ODEMIRENSE, TREINAR ESTA RAPAZIADA E AINDA CONCLUIR UMA LICENCIATURA?
 
Nuno: Isso foi realmente o mais complicado para mim, com muito esforço, e muita vontade de tornar o SC Odemirense cada vez mais forte, mas houve alturas mais complicadas que tive vontade de atirar a toalha ao chão, mas com o apoio da família, dos amigos, dos jogadores, e especialmente do presidente António Cópio e do também vice-presidente Fernando Gonçalves, ia ganhando a coragem para continuar.
 
A SEGUNDA VOLTA NÃO FOI TAO BEM CONSEGUIDA QUANTO A PRIMEIRA, MOTIVO ?
 
Nuno: Começamos a época com 22 jogadores, foi os que nos foi possível contratar e acabamos com os mesmos 22, apenas um não foi da formação do clube, tivemos que trabalhar com os jogadores que tínhamos, a equipa tinha desequilíbrios, ao contrario da maioria das equipas da série que tinham mais soluções, mas a área geográfica de Odemira é esta, e aí não há volta a dar, mas o cansaço de que já falei agravado pelas duas semanas consecutivas a jogar ao domingo e a meio da semana e como é óbvio a juntar a isso tudo viajens longas foram os principais motivos, mas quero deixar uma palavra de agradecimento para estes jogadores, que para mim foram uns heróis, os grandes obreiros da manutenção, e que nunca deixem de acreditar que tudo é possível no futebol e na vida.
 
Obrigado Nuno e muitas felicidades, 
 
JOSÉ COSTA

Sem comentários: